Núcleo Acadêmico Simers

Área do sócio

Núcleo Acadêmico Simers

 

NAS e Diretórios Acadêmicos da UFPel reúnem-se por melhorias nos restaurantes universitários da instituição Voltar

20 13:55:00/04/2022

Imagem Capa Post Núcleo Acadêmico Simers

O Núcleo Acadêmico do Simers (NAS), juntamente com os Diretórios da Medicina (DANK); Terapia Ocupacional (CATO) e da Psicologia (COCAP) debateram com a Pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFPel, Rosane Brandão, alternativas que visam aperfeiçoar o funcionamento dos espaços de produção e consumo da alimentação fornecida pela Universidade, os chamados RUs. 

No encontro, que durou cerca de duas horas no Campus II da UFPel, o Simers propôs à Instituição de Ensino uma melhoria na alocação das verbas do PNAES (Programa Nacional de Assistência Estudantil), a fim de proporcionar condições e a contratação de empresa qualificada para a preparação e transporte das refeições. 

De acordo com a UFPel, cerca de 1.400 refeições são distribuídas nos Campi da Universidade, que se divide em localidades como a do Bairro Fragata, Capão do Leão, entre outros. O custo é de quase R$ 9,00 por refeição, sendo quase 20% deste arcado pelo estudante. 

A diretora do Núcleo Acadêmico do Simers, Marina Abs, afirmou que "serão checadas viabilidades, em conjunto com a PRA (Pró-Reitoria de Administração) e PRAE (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis), de uma nova licitação de restaurante no campus da Medicina, Terapia Ocupacional e Psicologia", disse. 

Outra alternativa exposta à pró-reitora é a da viabilidade de transportar o alimento para que os estudantes possam se alimentar no espaço onde hoje é o Diretório Acadêmico da Medicina (DANK). A PRAE se comprometeu de entregar suas especificações orçamentárias pra construir uma proposta viável. Ficou acordado, ainda, sem data específica, uma nova rodada de discussão sobre o tema com a UFPel. À pró-reitora foi entregue uma Carta Aberta, onde é exemplificada as demandas dos Diretórios acerca do assunto. 

Além do NAS, participaram do debate na PRAE a presidente do Diretório Acadêmico da Medicina da UFPel, Nayane Kavalkievcz e o secretário de Assuntos Estudantis do DANK, Vinícius Kaiser, além do secretário de Inclusão e Diversidade do DANK e Representante da Regional Sul da DENEM (Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina), Jilvani Farias.

Loader

Fechar