Núcleo Acadêmico Simers

Área do sócio

Núcleo Acadêmico Simers

 

Trote Solidário: segunda edição inicia no dia 13 de setembro Voltar

10 16:35:00/09/2021

Imagem Capa Post Núcleo Acadêmico Simers

A segunda edição do Trote Solidário de 2021 já tem data para iniciar. A partir do dia 13 de setembro, próxima segunda-feira, será dado início às atividades desta fase da campanha, que desta vez acontecerão em formato híbrido.

Agora, além das doações de mantimentos não perecíveis online e sangue com agendamento prévio de horário, irá ocorrer também doação de tampinhas e de livros e a entrega de alimentos de forma presencial nos supermercados. 

Para a entrega de tampinhas, foram selecionadas instituições de apoio existentes em cada cidade e, na região metropolitana e capital, para o Instituto do Câncer Infantil. Os materiais colhidos serão administrados pelas próprias entidades para melhor destinação. Para os livros, foi fechada parceria com o Grupo Fleming, curso preparatório pré-vestibular com foco em aprovação nos cursos de Medicina, onde todas suas unidades no estado serão ponto de coleta. Ao término, o Fleming fará o transporte dos livros e apostilas até Porto Alegre para o direcionamento ao Banco de Livros. O material coletado será destinado à cursinhos pré-vestibulares gratuitos e para pessoas que possuem o sonho de ingressar em uma universidade, independentemente do curso escolhido. 

Serão 12 universidades participantes e as comissões organizadoras de cada instituição já foram compostas. Para a presidente do Núcleo Acadêmico do Simers (NAS), Natállia Boff, este é um momento de grande expectativa. “Estamos muito contentes por realizar esta edição do Trote em formato híbrido. Temos certeza de que será incrível a experiência desta grande rede de apoio que se forma, principalmente pelo período difícil que estamos vivendo”.

Conforme modelo realizado no primeiro semestre de 2021, a doação de alimentos online será realizada mediante link personalizado para cada universidade participante, que direciona ao site da Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul. Dessa forma, o doador acessa o link da respectiva instituição de ensino que queira contribuir, seleciona a quantidade e os alimentos que deseja doar e finaliza o pedido. O processo é semelhante ao realizado em compras on-line. Ao final da ação, tudo que for angariado será destinado a instituições carentes. 

Quem escolher doar de maneira presencial poderá fazer a entrega dos alimentos aos representantes das universidades estarão na entrada de supermercados de Porto Alegre, Canoas e São Leopoldo, no dia 25 de setembro; de Lajeado, no dia 18 de setembro; de Passo Fundo, Santa Maria, e Uruguaiana, no dia dois de outubro; de Pelotas e Santa Cruz do Sul, no dia nove de outubro; e de Caxias do Sul, no dia 17 de setembro.

Para a doação de sangue, é necessário agendamento prévio de horário com os hemocentros parceiros.

O diretor de Projetos Especiais do Simers, Vinícius de Souza, destaca que, a partir da experiência adquirida na primeira etapa do Trote, ficou claro o quanto a solidariedade é um elemento fundamental na carreira médica. "Vimos os acadêmicos muito engajados e fazendo com que o novo formato do Trote fosse emblemático. O envolvimento com causas sociais e o desenvolvimento da empatia desde o início da trajetória estudantil transformará estes alunos em médicos mais humanos", salienta.

A primeira edição deste ano foi um sucesso, mesmo com as restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Ao total, 8,8 toneladas de alimentos foram arrecadadas e 647 bolsas de sangue doadas. 

Participe e faça parte da união de forças proposta pelo Trote. Não deixe de colaborar! Toda doação é importante e necessária neste momento. 

O projeto – O Trote Solidário busca engajar a comunidade em uma ação solidária convocada pelos futuros médicos. O objetivo é combater a violência nos ritos de recepção aos novos universitários. Desde 2008, a ação é uma parceria com as universidades, bancos de sangue e Banco de Alimentos do Estado. O projeto venceu, em 2013, o prêmio TOP Ser Humano no Estado, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS). No ano seguinte, arrematou o TOP Ser Humano Nacional, da ABRH Brasil. Durante todas as edições foram alimentadas mais de 432 mil pessoas com arrecadação de alimentos e mais de 18 mil vidas receberam doações de sangue.

Para informações e doações ao Trote Solidário 2021/2, acesse aquihttp://trotesolidario.com.br

Participe!

Loader

Fechar