Núcleo Acadêmico Simers

Área do sócio

Núcleo Acadêmico Simers

 

SemaNAS promove reflexão sobre carreira médica Voltar

04 16:28:00/11/2019

Imagem Capa Post Núcleo Acadêmico Simers

Discutir a carreira médica e os caminhos da profissão foi a proposta da primeira edição do SemaNAS, evento promovido pelo Núcleo Acadêmico do Simers (NAS) entre os dias 29 e 31 de outubro.


Foram três noites de palestras e debates sobre as perspectivas de futuro para acadêmicos de medicina, abordando desde o impacto das inovações tecnológicas na atividade médica até as opções que se descortinam para os médicos que estão iniciando sua vida profissional. Confira quais foram os temas abordados.


Inovações da medicina
“Eu, médico, no mundo da Inovação” foi o tema da primeira noite do SemaNAS. A palestra de abertura foi com o médico Vitor Hugo Zeilmann, que falou sobre “Inovação em saúde e a profissão médica: precisamos nos reinventar como médicos? ”. Zeilmann defendeu que os médicos precisam entender a tecnologia não como um ameaça, mas como um suporte à carreira médica.


A palestra seguinte, com o médico Salvador Gullo Neto, abordou como as novas tecnologias podem melhorar as experiências dos pacientes. Salvador, que falou diretamente de San Diego, onde cursa pós-doutorado em área de segurança do paciente na San Diego State University, apresentou o aplicativo Dr. Rafael, que auxilia na prevenção de eventos adversos.


Fechando a noite, a diretora do Simers Betusa Kramer e a especialista no mercado imobiliário Renildes Snak participaram de uma mesa redonda com o tema “Empreendedorismo e inovação”. Segundo Betusa, o Simers está atento às novas tendências da medicina.


“Nenhuma máquina ou tecnologia vai substituir o médico e a parte humana do atendimento. Mas a medicina, como qualquer outra profissão, será afetada por inovações. E o Simers entende que é o momento de oferecer aos médicos oportunidades para abordar este assunto”, destacou.


Planejando o futuro
O contador Gustavo Caletti foi o primeiro palestrante da segunda noite do SemaNAS, cujo tema foi “Construindo o Futuro”. Caletti orientou os acadêmicos sobre como controlar suas finanças e planejar seus investimentos.


Em seguida, o diretor de projetos especiais do Simers, Vinícius de Souza, buscou conscientizar os estudantes sobre a importância da gestão da carreira médica. “O mercado de trabalho para os médicos vêm se transformando no Brasil e é essencial que os profissionais estejam atentos a todas as oportunidades, planejando o seu futuro”, destacou.

Muito além da residência
O tema da terceira e última noite do SemaNAS foi “O mundo além da residência Médica”. O médico Ramon Magalhães Vilela falou sobre o caminho e os procedimentos necessários para exercer a medicina nos Estados Unidos. Já o médico Lorenzo Catucci Boza abordou as oportunidades na carreira militar. Encerrando o evento, o médico Charles Schneider Borges conversou com os acadêmicos sobre as alternativas à residência médica.


“Acreditamos que o SemaNAS cumpriu com o seu objetivo, que é proporcionar aos estudantes de medicina temas e conteúdos que muitas vezes não são vistos no currículo médico, como inovação, empreendedorismo e carreira médica”, destacou a comissão organizadora do evento.

Loader

Fechar